O Ano-Novo é a comemoração de um novo ano que se inicia, e é celebrado na passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro.
Também é chamado de Réveillon, termo em francês que significa “despertar”. A véspera de ano-novo, dia 31 de dezembro, é o dia que antecede 1º de janeiro, feriado que celebra o primeiro dia do ano e dia da Confraternização Universal.
Origem do Ano-Novo
Entre 753 a.C. e 476 d.C o início do ano civil acontecia no dia 1º de março. Para persas e fenícios, entre outros povos, a data ainda era outra, 23 de setembro.
A comemoração de Ano-Novo com a data que conhecemos hoje tem sua origem em 46 a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1º de janeiro fosse o Dia do Ano-Novo, que marcava o início do calendário juliano. Com a mudança para o calendário gregoriano, que utilizamos atualmente, a comemoração foi oficializada.
Vale lembrar que o ano-novo está relacionado com o tipo de calendário utilizado. Os chineses, por exemplo, comemoram o ano-novo em uma data que pode ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro. Para os judeus, o ano-novo, chamado de Rosh Hashaná, é celebrado no mês de Tishrei, que no nosso calendário ocorre em setembro ou outubro.